Glossário do profissional de RH e DP

Abono salarial

Refere-se ao salário mínimo depositado, anualmente, conforme os programas de segurança social. O valor serve para financiar o seguro-desemprego e o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Absenteísmo

Refere-se aos funcionários afastados ou ausentes de suas atividades em dias regulares de trabalho.

Ação trabalhista / Processo trabalhista

Também conhecido como ‘dissídio’, reclamatória ou reclamação trabalhista, refere-se aos funcionários que foram vítimas de assédio ou se sentem lesados de alguma forma e acionam a justiça para reparação. O desrespeito com a jornada de trabalho dos colaboradores é considerada uma das formas comuns de descumprimento da CLT.

Acordo sindical

Também conhecido como ACT ‘Acordo Coletivo de Trabalho’, trata-se de colaboradores celetistas (contratados com base na CLT), representados por seus respectivos sindicatos, que acordam alterações na relação de trabalho, podendo abranger uma ou mais empresas.

Acidente do Trabalho

Ocorrência que acontece durante as atividades laborais, tanto externamente, à serviço da empresa quanto internamente, no próprio ambiente de trabalho, resultando em danos temporários ou permanentes ao colaborador.

Adicional noturno

Refere-se ao colaborador que tem sua jornada de trabalho entre 22h e 5h e recebe adicional noturno. Essa remuneração por hora é acrescida em 20% e a jornada só precisará de intervalo caso seja de mais de 4 horas.

Admissão 

Ocorre após o processo de recrutamento e seleção. Refere-se à formalização de vínculo empregatício, onde são conferidos os documentos do profissional, define-se a remuneração e acordam as condições de trabalho para que o contrato seja assinado.

Afastamento

Refere-se ao funcionário que não apresenta condições de trabalho, seja por doença ou acidente. Caso ultrapasse mais de 15 dias, o funcionário poderá ter seu contrato suspenso.

Ambiente colaborativo

Trata-se dos estímulos e incentivos ao compartilhamento de conhecimento dentro da empresa, com foco no fortalecimento da cultura motivacional para gerar inovação e promover o aumento da produtividade.

API

O API ‘Application Programming Interface’, traduzido como “Interface de Programação de Aplicação”, refere-se a um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por outros aplicativos. O API é um código de programação que funciona como uma porta que permite a integração entre o software de gestão de ponto com outros sistemas de RH, como, por exemplo, de folha de pagamento.

AFD

O AFD “Arquivo Fonte de Dados” refere-se ao arquivo gerado pelo equipamento de registro eletrônico de ponto, com todas as marcações registradas.

AFDT

O AFDF “Arquivo Fonte de Dados Tratados” refere-se ao arquivo de marcações gerado, o AFD, contendo as marcações de ajustes, incluídas ou alteradas.

ACJEF

O ACJEF ‘Arquivo de Controle de Jornada para Efeito Fiscal’ refere-se ao arquivo que lista as jornadas de trabalho realizadas pelos colaboradores (trabalho, horas extras, faltas etc).

Assiduidade

Refere-se ao cumprimento por alta frequência sobre a carga horária acordada no momento da contração.

Atestado médico

Refere-se ao documento emitido por profissional de saúde que justifica a ausência do colaborador no dia da consulta, tratamento ou acompanhamento médico e, eventualmente, afastamentos temporários.

Atraso

A CLT, o 1º do art. 58, refere que não serão descontadas as variações de horário no registro de ponto não excedentes a cinco minutos, limitado ao máximo de 10 minutos diários, nem computada como jornada extraordinária.

Avaliação de Desempenho

Refere-se à análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, suas metas estabelecidas, resultados alcançados e seu potencial de desenvolvimento. É um recurso muito importante do RH voltado à gestão de pessoas, que avalia, individualmente, o valor, excelência e qualidade técnica dos funcionários e suas contribuições para a organização.

Banco de Horas

O banco de horas refere-se a um acordo feito entre a empresa e os funcionários, flexibilizando o cumprimento da jornada. Ele viabiliza somar horas trabalhadas além da jornada e trocá-las por folgas, ao invés da reposição em dinheiro.

Benefícios

Refere-se ao conjunto de vantagens e compensações que complementam a remuneração dos colaboradores. Para além dos obrigatórios (FGTS, Férias, 13º, etc.) há outros que são estratégicos. Assistência médica, plano odontológico e bolsas de estudo podem ser oferecidos, como estímulo à produtividade.

BI (Business Intelligence)

Business Intelligence é o apoio nas decisões, de forma inteligente, por meio de um processo de captação de dados, onde as informações são adquiridas através de um sistema tecnológico.

Biometria

A biometria é uma técnica que se refere à metrificação de partes do corpo. Sistemas de RH utilizam essa coleta de dados para se certificar da identificação de pessoas.

Brainstorming

Brainstorming refere-se ao procedimento utilizado para auxiliar um grupo a criar o máximo de ideias no menor tempo possível.

Burnout (Síndrome) 

Refere-se ao estresse avançado do profissional e os sintomas são, principalmente, esgotamento físico e mental. Esse é um  termo médico. Atualmente é muito discutido no RH, por conta da crescente demanda sobre assuntos de saúde mental no trabalho.

Business partner

Business partner  no RH refere-se ao profissional que contribui para o planejamento estratégico da empresa. Quando assume esse papel, a área de gestão de RH trabalha pontos essenciais à sobrevivência da organização. É o caso dos planos de sucessão, por exemplo.

CIPA

Refere-se à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. É um grupo criado na empresa por determinação legal, representando esta e todos os empregados,  constituída na NR 5, para fiscalizar o cumprimento das leis e normas relativas à prevenção de acidentes e atividades da medicina e segurança do trabalho.

Clima organizacional

O clima organizacional é o conjunto de sentimentos dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Para o bom clima organizacional, contribuem o acesso à direção da empresa, os feedbacks 360º e a democratização da tomada de decisões, por exemplo.

Cloud Computing

Refere-se ao armazenamento seguro de arquivos na Internet. O Cloud Computing, ou computação em nuvem em português, se tornou a forma mais atrativa no quesito de custo/benefício. Entre os benefícios, destaca-se a mobilidade em viagens, o trabalho em home office e a mudança da sede da empresa sem complicações.

Coaching

O termo coaching vem do inglês coach, que significa treinador ou técnico e refere-se a uma metodologia usada para o desenvolvimento de pessoas.

Compliance

Refere-se ao conjunto de medidas e normas que promovem o desenvolvimento de um negócio a partir das suas próprias diretrizes. 

Contabilidade estratégica

Refere-se a atuação contábil baseada em dados e amparada pela tecnologia, especialmente, para atender os novos segmentos de mercado e suas tributações.

Controle de acesso

Refere-se ao controle de acesso através de sistema, mecanismo ou equipamento que limite o acesso a um determinado ambiente ou informação. O objetivo é garantir a segurança de dados sigilosos, dos bens e das pessoas.

Controle de ponto

Refere-se ao controle da jornada de trabalho. O empregador tem o direito de adotar um sistema de controle do registro das horas trabalhadas do funcionário. E o funcionário tem o direito de ter acesso às informações sobre a sua jornada de trabalho.  A gestão da jornada de trabalho pode ser realizada de forma manual, mecânica ou eletrônica. Com a chegada do HR Tech, o controle eletrônico e digital têm sido os mais eficientes atualmente.

Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)

A CCT é um acordo formalizado entre os funcionários sindicalizados e o sindicato patronal. Esse acordo permite atender a realidade específica de cada empresa. A convenção coletiva de trabalho formaliza a negociação de condições de trabalho como trabalho externo, jornadas de trabalho alternativas e home office, por exemplo.

Cultura organizacional

Cultura organizacional refere-se ao conjunto de práticas e costumes das pessoas que compõem a empresa. Diz respeito à maneira com que a empresa trata cada um de seus colaboradores.

Data mining

O data mining (em inglês, mineração de dados) refere-se ao uso de inteligência artificial para analisar grandes volumes de dados em um curto período de tempo. No RH, essa tecnologia de informação e comunicação transforma dados brutos em informações de fácil interpretação, auxiliando a tomada de decisão relacionada à força de trabalho.

Dedicação exclusiva

Dedicação exclusiva significa que o profissional é contratualmente proibido de exercer outra atividade remunerada. Independente de o colaborador atuar em empresa pública ou privada.

Descanso Semanal Remunerado

Todo funcionário tem direito a descansar uma vez por semana, sem que haja desconto de salário. A maioria das empresas opta pelo domingo, porém essa não é a realidade de todos os ramos de atuação. Deve ser de 24 horas consecutivas, a cada 7 dias.

Desligamento

Refere-se a desvinculação da relação trabalhista. Com o desligamento, o colaborador deixa de fazer parte do quadro funcional, seja de maneira voluntária ou não.

Downsizing

Downsizing é um termo em inglês que significa a racionalização da burocracia corporativa. Optando por uma gestão mais horizontal, reduz-se os níveis hierárquicos. Assim é possível aproximar os cargos operacionais da alta direção.

Employer branding

Refere-se a uma metodologia de marketing em que a empresa se posiciona como uma boa marca empregadora, ou seja, um bom lugar para se trabalhar.

Employee experience (EX)

Refere-se ao conjunto de esforços da empresa para tornar a experiência do colaborador boa.

Employee value proposition (EVP)

Em tradução livre, a proposta de valor para colaboradores refere-se  ao conjunto de benefícios oferecidos pela empresa em troca da contribuição dos colaboradores. Geralmente, esses benefícios extrapolam as determinações do contrato de trabalho e tentam atribuir sensações positivas quanto à relação de trabalho.

Endomarketing

O endomarketing tem o objetivo de conscientizar, informar e motivar os colaboradores. Nesse sentido, a imagem da empresa é “vendida” aos seus colaboradores.

Engajamento

Refere-se a capacidade de mobilizar a equipe interna em prol dos valores e objetivos da organização.

Enterprise Resource Planning (ERP)

Traduzindo do inglês, ERP significa “Planejamento dos recursos da empresa”. Por meio de um sistema tecnológico único a empresa consegue gerenciar todas as suas informações de maneira integrada. 

E-recruitment

Refere-se a modalidade de uso das ferramentas online para o recrutamento e seleção de profissionais. 

Escala de trabalho

A escala de trabalho refere-se a forma como a empresa organiza a jornada de trabalho dos seus funcionários. 

Espelho de ponto

Refere-se ao método de controle de horas trabalhadas, que deixa registrado o momento de entrada, saída e o início e fim do horário de almoço dos colaboradores. 

EPC

Os Equipamentos de Proteção Coletiva referem-se aos dispositivos que auxiliam na segurança do trabalhador dentro do local da empresa.

EPI

Os Equipamentos de Proteção Individual  referem-se aos dispositivos de segurança de uso individual utilizados pelo trabalhador. Os equipamentos são destinados à proteção contra riscos capazes de ameaçar a segurança e a saúde.

e-Social 

O eSocial refere-se a um sistema do Governo Federal, que simplifica e unifica o envio de documentos fiscais para os órgãos do governo. Todas as informações referentes a trabalhadores passam a ser enviadas a um único sistema.

Falta

Falta no trabalho refere-se ao não comparecimento do colaborador ao posto de trabalho. Ver absenteísmo.

Feedback

É um recurso para informar sobre o rendimento e desempenho de trabalho de um funcionário. 

Feriado

Refere-se a datas comemorativas que são apontadas como feriados nacionais ou regionais. Nelas, não há expediente e as horas não trabalhadas não são descontadas do colaborador. Da mesma forma, quem trabalhar no feriado é remunerado com adicionais.

Folha de pagamento

A folha de pagamento refere-se a um documento em que a empresa relaciona os nomes dos empregados, suas remunerações, descontos, abatimentos e o valor líquido que cada um recebe mensalmente. O Departamento Pessoal é responsável por este trabalho.

Gestão descentralizada

A gestão descentralizada de pessoas defende que a responsabilidade de gerir pessoas não é apenas do RH. Então, gestores de cada área e os próprios colaboradores trabalham em conjunto para aplicar as políticas de recursos humanos.

Headhunter

Refere-se ao profissional que identifica talentos do mundo corporativo, unindo-os às empresas contratantes.

Home office / Trabalho à distância

O trabalho remoto, também conhecido como home office ou trabalho à distância, acontece quando o profissional atua na residência. 

Horas abonadas

Em determinados casos, o empregador pode deixar de descontar do colaborador as horas não trabalhadas (por vontade própria ou obrigação legal). 

Horas adicionais

As horas adicionais referem-se a eventos criados para diferenciar os tipos de horas. Desta forma, é possível criar diferentes tipos de horas extras, hora de trabalho ou outros como sobreaviso.

Horas diurnas

Referem-se às horas diurnas aquelas trabalhadas entre as 5 e 22 horas.

Human Capital Management (HCM)

HCM refere-se ao acúmulo de educação e experiência pelo colaborador e, consequentemente, pela empresa. 

Hora in itinere

As horas in itinere se referem ao tempo que o funcionário gasta para se deslocar entre casa e trabalho. Isso independe da forma de trabalho e se o transporte foi fornecido pela empresa ou não. Esse tempo antecede ou sucede a jornada de trabalho. Ou seja, não é contabilizado como hora trabalhada.

Horário de trabalho

Refere-se ao horário em que se espera que o colaborador esteja à disposição da empresa, conforme estabelecido no contrato de admissão e na Carteira de Trabalho. Ver jornada de trabalho.

Horas extras

Referem-se às horas trabalhadas além da jornada normal de trabalho. Devem ser pagas de acordo com o contrato estabelecido com o colaborador e com seu sindicato. Esse pagamento deve ser de no mínimo 50% a mais que a hora normal de trabalho até, no máximo, 100% da hora normal de trabalho. 

HR Business Partner

Refere-se ao profissional de RH autônomo que presta serviços para uma empresa. Normalmente, o headhunter tem essa função também.

HRTech

HRTech refere-se às empresas que desenvolvem tecnologia para Gestão Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

Internet of Things (IoT)

O termo Internet das Coisas refere-se ao conceito de que aparelhos e equipamentos conseguem se conectar à internet de maneira autônoma. O RH utiliza essa tecnologia para acompanhar a movimentação de colaboradores, por exemplo.

Interjornada

Refere-se ao intervalo de descanso entre uma jornada de trabalho e outra. Deve ter duração mínima de 11 horas. Normalmente, ocorre na virada de um dia para o outro.

Intervalo

Refere-se ao tempo dedicado ao descanso, durante ou entre jornadas de trabalho.

Intrajornada

Refere-se ao intervalo de descanso entre um turno e outro. Costuma ter duração entre 1 e 2 horas.

Intrapreneur

Intrapreneur são chamados os profissionais que atuam na coordenação de negócios como se fossem uma empresa independente.

Job description

Conhecido como descrição de cargo, o job description serve para determinar as atribuições profissionais do colaborador. 

Job rotation

Essa técnica é usada pelas empresas para que os funcionários possam experimentar, permanente ou provisoriamente, outras funções, além da qual for designado na contratação.

Jornada de Trabalho

A jornada de trabalho refere-se ao período em que o empregado permanece à disposição do empregador.

Key Performance Indicators (KPIs)

KPIs referem-se aos principais indicadores de desempenho de um time ou organização. Para o RH, costumam se referir a resultados como rotatividade e custos com folha de pagamento.

Lei de Acesso à Informação (LAI)

Referem-se aos documentos classificados como confidenciais que podem ser disponibilizados à população em órgãos públicos e autarquias.

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

A LGPD refere-se a uma lei brasileira que regula o uso de dados pessoais, seja de clientes, seja de colaboradores.

Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)

A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que organizações e empresas públicas devem zelar pelo orçamento público, limitando os gastos ao necessário e tendo em conta a capacidade de arrecadação de impostos.

Liderança situacional

Liderança situacional é um termo que se refere à capacidade do profissional adaptar o estilo de liderança ao contexto em que se encontra, mesmo que não ocupe cargo de chefia.

Mentoring

Refere-se à mentoria de uma pessoa — normalmente, veterana ou com mais competências e habilidades — que acompanha um profissional novato.

Mercado de trabalho

Refere-se a relação entre a oferta de trabalho e a procura de profissionais. 

Meritocracia

A palavra meritocracia deriva do latim, das palavras meritum e cracia, que significam mérito e poder, respectivamente. Na gestão de pessoas refere-se diretamente associada à competência, bons resultados e dedicação profissional. 

Metas SMART

SMART refere-se a uma abreviação de Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (atingível), Relevant (relevante) e Time-bound (temporal). Essa metodologia de análise de métricas é reconhecida por impulsionar resultados.

Monitor de divergências

Refere-se ao recurso oferecido pelo sistema em nuvem de gestão de ponto dos funcionários, que apresenta um relatório gráfico, em tempo real, com todas as informações quantitativas referentes à frequência dos colaboradores, como ausências, licença maternidade ou paternidade, férias, atrasos e falta de registro de ponto.

Networking

Networking refere-se a criação de uma rede de relacionamentos profissionais. 

NR

NR refere-se a normas regulamentadoras  que tratam do conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho.

Objectives and Key Results (OKRs)

Referem-se às metas da organização para o atingimento de resultados estratégicos.

Onboarding

Também chamado de ambientação ou treinamento, refere-se a transmissão de conhecimento para um novo funcionário ou cliente.

Passivo Trabalhista

São as dívidas acumuladas pela empresa quando a mesma deixa de recolher os encargos sociais ou cumprir com as obrigações trabalhistas.

PCCS

Refere-se ao Plano de Cargo, Carreira e Salário, onde o objetivo é estabelecer uma política eficaz para a ascensão profissional dos colaboradores, de acordo com  aptidões e desempenho.

PDCA

Refere-se à sigla para os termos em inglês: Plan (planejar), Do (executar), Check, (verificar) e Act (agir). Trata-se de um método que objetiva a melhoria de processos.

People Analytics

Refere-se a uma tendência que veio junto ao desenvolvimento das ferramentas digitais de coleta e análise de dados. O método é usado para compreender o comportamento dos funcionários dentro do ambiente de trabalho.

Plano de Cargos e Salários

Refere-se ao conjunto de regras e condições de remuneração com base nas atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo.

Performance Management

Refere-se à elaboração e manutenção de um sistema de avaliação de desempenho e feedbacks de uma empresa.

Pesquisa de clima

Refere-se a uma forma para coleta de informações sobre os sentimentos dos colaboradores em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho.

Política de Ponto

Refere-se a norma interna da empresa para a gestão de jornada de trabalho dos colaboradores.

Ponto cartográfico / Ponto mecânico

Refere-se ao relógio de ponto que registra a marcação do ponto com a impressão do horário de entrada e saída do funcionário em um cartão.

Ponto eletrônico

Refere-se a todo equipamento eletrônico que permite o registro das horas trabalhadas pelo colaborador.

Ponto facultativo

Referem-se às datas comemorativas em que os colaboradores podem ser dispensados de cumprir a jornada de trabalho. O governo sinaliza, anualmente, às empresas quando o trabalho não é obrigatório.

Ponto manual

Refere-se a folha de ponto manual para registro da jornada de trabalho. Entretanto, não tem validade legal para empresas com mais de 10 funcionários.

Portaria 1510

Refere-se a uma lei que delimita a forma de registro e monitoramento de carga horária de trabalho. A portaria indica alguns requisitos ligados ao sistema e ao equipamento de registro de ponto. 

Portaria 373

É uma portaria que apresenta algumas mudanças no sistema de registro eletrônico de ponto. Ela também estabelece a possibilidade de adoção pelos empregadores de sistemas alternativos de controle e jornada de trabalho, mediante acordo coletivo. 

Produtividade

Refere-se a capacidade de entrega de trabalho em tempo hábil e acordado previamente.

RFID

Refere-se a sigla para radio-frequency identification, em tradução direta, ‘identificação por rádio frequência’. Trata-se de uma tecnologia de comunicação de curto alcance a partir de um chip que transmite sinais.

Registrador Eletrônico de Ponto (REP)

Também conhecido pela sigla de “REP”, refere-se a um equipamento responsável pelo registro da batida de ponto do colaborador. Ele pode atender a Portaria 1510 (físico, emissor de recibo, registrado pelo MTE) ou a Portaria 373 (físico ou móvel, flexível e sem a necessidade de registro do MTE).

RH estratégico

Entendimento de que o setor de Recursos Humanos deve agir como conselheiro da diretoria, tornando-se responsável, inclusive, por decisões estratégicas.

Servidor Público

Refere-se ao servidor/funcionário da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas dos Poderes Legislativos, Executivo e Judiciário.

Servidor Temporário

Para fins de consulta de remuneração do Portal da Transparência, são considerados os servidores admitidos em caráter temporário (ACTs), estagiários e bolsistas.

Servidores Ativos

Para fins de consulta de remuneração do Portal da Transparência, são considerados todos os servidores (inclusive os empregados públicos desta consulta), exceto o grupo de servidores inativos. Também não estão incluídos os pensionistas especiais e previdenciários.

Servidores Inativos

Para fins de consulta de remuneração do Portal da Transparência, são os servidores que receberam o direito à inatividade remunerada. 

Sobrejornada

Dia ou semana de trabalho em que o colaborador ultrapassa o limite de horas extras.

SaaS

Software as a service em tradução para português significa software como serviço. Refere-se a uma maneira de comercialização e distribuição de softwares. Nesse modelo, o fornecedor se responsabiliza por toda a estrutura necessária pelo software para que o cliente o utilize via internet, pagando, geralmente, por mês, pelo serviço disponibilizado.

Termo de Ajuste de Conduta (TAC)

Refere-se ao compromisso estipulado entre empresa e Ministério Público do Trabalho (MPT) para regularizar o controle da jornada de trabalho dos colaboradores no prazo estipulado. 

Trabalho externo

Refere-se a atividade realizada pelo colaborador fora da empresa, como exemplo, no caso de entregadores e vendedores externos.

Trabalho intermitente

Refere-se ao contrato de trabalho em que o colaborador não executa suas atividades de maneira contínua.

Trabalho temporário

O trabalho temporário refere-se ao contratado pela empresa por um período de tempo. Geralmente, para adequar o número de colaboradores à demanda de trabalho.

Trabalho terceirizado

A terceirização do trabalho refere-se a um contrato entre empresas, em que os colaboradores da primeira são cedidos para a segunda. 

Transformação digital

A transformação digital é, simplesmente, o uso de tecnologias digitais para resolver problemas analógicos.

Tratativa de ponto

Refere-se ao processo de conferência dos registros de ponto, solicitações e aprovações (ou não) de ajustes de ponto e abonos.

Turnover

Refere-se ao índice de rotatividade dos colaboradores dentro da empresa. O turnover relaciona o número de demissões, admissões e funcionários ativos.

Workforce management

Workforce management referem-se a sistemas que miram o gerenciamento da força de trabalho de modo a alcançar máxima eficiência operacional.